Bestpoker

domingo, 6 de dezembro de 2009

Usando o Slow Play no No Limit H'oldem

Par de 8 na mão, bordo 8h 5d 3s você é o primeiro a falar numa mão com mais 3 jogadores envolvidos: o que fazer ? dar check ou sair apostando? Com certeza essa é uma das jogadas que sempre geram a seguinte dúvida: Fazer ou não o slow play?
O slow play basicamente é quando se tem uma mão muito forte e decidimos jogá-la de forma mais arriscada, simulando uma mão fraca. Quando digo de forma arriscada, significa que ao invés de fazer uma aposta padrão você opta por não apostar ou fazer uma aposta bem baixa na torcida de que seu adversário siga na mão e você maximize seu lucro. Mas em raras exceções o fato do adversário seguir na mão aumentará o percentual de você perder.
O slow play pode ser feito em todas as rodadas de apostas, mas costuma ser mais utilizado no pré-flop e no flop. Um caso clássico é quando um jogador vem com AA e apenas dá limp no pré-flop. Como tudo na vida essa jogada tem o seu lado bom e ruim, o ruim é que se ninguém der raise e a mão rodar apenas em call, você fica sem leitura nenhuma dos adversários e, além disso, caso vários jogadores participem da mão, você deixa de ser favorito com o seu AA.
Já o bom é que ninguém te põe com AA na mão que é a idéia do slow play e isso possibilita que em caso de vitória você maximize bem o seu lucro. Fora isso sempre que alguém tentar roubar o pote com um raise você fica numa situação boa para maximizar seu AA. Por último você deixa seu jogo mais imprevisível do que sempre abrir raise ou dar bet com mãos fortes.
Uma dica é saber que tipo de mesa você esta jogando, caso seja um mesa agressiva a jogada tende a funcionar já numa mesa looser ela não é a melhor opção. Isso porque numa mesa agressiva dificilmente ninguém vai dar raise para roubar os limps e já numa mesa loose a tendência é virem mais limps nessa mão e que seu percentual de vitória com o AA despenque. Agora é importante reparar que se o slow play funcionar não quer dizer exatamente que você maximizou seus lucros, em certas ocasiões sair apostando é a melhor forma de aumentar seus ganhos na mão.
O slow play pode acontecer em todas as rodadas de apostas, mas costuma aparecer mais no flop e no turn, no river é rara sua aparição já que sua taxa de sucesso é bem reduzida. No pós flop o slow play clássico é quando flopamos trinca (segurando um par na mão), uma seqüência ou às vezes um flush sendo esse último, mas complicado de funcionar. Agora mais importante do que a rodada é antes de usar o slow play, analisar o cenário, os pontos que merecem atenção são:
- Se o bordo é perigoso, por exemplo, contêm duas do mesmo naipe ou 3 cartas próximas, por exemplo J 8 7 onde um 9 ou um T no turn pode fazer sua trinca de 88 perder toda a força;
- A sua posição na jogada;
- Quantos adversários estão participando da mão. Por incrível que pareça uma mão com 4 ou 5 jogadores muitas vezes roda em check num bordo suspeito então nem sempre muitos jogadores na mão é sinônimo de sucesso no slow play, assim como o inverso também vale, ou seja, não é porque esta num heads up que ele não vai funcionar.
- Agressividade dos jogadores envolvidos na mão, é obvio que quanto mais agressivos, maior a taxa de sucesso.
Por isso slow play merece uma análise geral da mão, assim com em qualquer outra estratégia de holden. Um erro grave e muito comum dos iniciantes é querer dar slow play em todas as mãos boas que flopam, por isso antes de dar o check de trinca pense bem o que você quer com isso e o risco dessa jogada.
Agora para ilustrar uma situação onde o slow playing foi a melhor jogada vou mostrar um exemplo que aconteceu comigo: Eu estava num torneio em Vegas e em middle position recebi um 8h8d, os blinds nessa hora estavam 400-800, e eu tinha 15.600 fichas. Abri raise 2.400 e todos os jogadores com exceção do dealer que tinha umas 16.000 mil fichas passaram.
O flop veio Qs 8d 3h me dando o segundo melhor jogo possível, já que estava perdendo somente para QQ. Sai apostando $3.000 e o dealer pagou minha aposta, no turn veio um 2s e aqui vamos parar e pensar: no momento o pote é de $12.000 fora os antes, eu tenho $10.200 fichas e meu adversário $10.600, ou seja, ambos têm menos ficha que o pote o que o torna desesperadamente necessário para os dois. Caso eu desse all in aqui provavelmente só seria pago caso ele tivesse uma Q o que era difícil já que ele não me voltou no bet do flop, outra hipótese remota era ele estar me pescando com um 33 nesse caso qualquer jogada funcionaria agora a hipótese mais provável de todas é que ele tenha um par na mão tanto um 55, 66, 77, 99, TT já que com essas mão ele poderia ter pago o raise do pré-flop assim como me testado pagando o flop. E foi pensando nisso que fiz o slow playing abrindo check, a jogada funcionou e meu adversário sem hesitar me deu all in, paguei imediatamente, ele abriu um 99, no river veio um 7h e eu levei o máximo que poderia levar nessa mão.
Reparem que caso eu tivesse apostado forte no turn ao invés de ter dado check, provavelmente meu adversário teria jogado fora seu 99 e eu deixado de ganhar mais 10.200 fichas, mas como disse antes preste sempre atenção no bordo antes de usar o slow playing, por exemplo, vamos imaginar que nessa mesma mão três das quatro cartas viradas fossem do mesmo naipe, nesse caso a melhor jogada seria apostar no turn já que dando check eu daria a possibilidade do meu adversário dar check também e ver o river de graça caso ele estivesse jogando pelo flush.
Então lembre-se que antes de usar o slow play é necessário raciocinar se ele é o melhor caminho para maximizar a mão, e quanto arriscado é dar um free card quando ele não funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário