Bestpoker

quarta-feira, 21 de julho de 2010

JOGANDO A LONGO PRAZO

Torneios de poker podem ser um negócio muito duro. Não importa o quão bom você seja, você poderá encarar longos períodos em que as coisas não irão bem. Nos circuitos internacionais, até mesmo os melhores jogadores podem ficar diversos meses - e até mesmo alguns anos - sem ganhos significativos. Essas épocas de sêca podem ser muito difíceis de se lidar se você não desenvolver uma força mental a respeito do jogo.
Acredito que esses períodos negativos são particularmente duros para os jogadores jovens que tiveram algum sucesso no início de suas carreiras. Eles tendem a esperar que os grandes resultados continuem e ficam arrasados quando as coisas não vão bem por um longo período. Eles podem ficar frustrados e tendem a assumir que estão cometendo erros. Eles então fazem mudanças em seu jogo, que também não dão certo e sofrem mais ainda por causa disso. Para enfrentar esses longos períodos de baixa nos ganhos, jogadores sérios devem entender que as bad runs são inevitáveis. Elas são parte de nosso negócio. E, apesar de sabermos que o pensamento positivo ser algo importante para levar aos torneios, também é fundamental ser realista. Se você esperar vencer todos os torneios em que participar, o desapontamento que virá com as constantes eliminações precoces pode ser muito perigoso para sua psique. Eu passei por isso no início de minha carreira, e minha confiança em meu jogo caía muito durantes os períodos negativos.
A medida que o tempo passava, no entanto, eu aprendi a focar minha mente de maneira mais produtiva. Agora, quando estou jogando um torneio, eu me concentro apenas em tomar as melhores decisões possíveis. Eu tento abordar cada mão de uma maneira minuciosa e efetiva. Se estou bem concentrado na mesa, posso ser honesto comigo mesmo a medida que analiso o que estou fazendo direito e o que preciso melhorar. E assim tenho menores chances de cair nas armadilhas que pegam outros jogadores. Muitos se recusam a admitir seus erros e insistem que uma bad run tem apenas a sorte como culpada. Por outro lado, outros acreditam que estão jogando bem quando seus resultados são bons, mesmo que estejam jogando mal e estejam apenas se beneficiando de uma boa fase com as cartas.
Depois que um torneio terminar, eu sempre me apresso a lembrar para mim mesmo que o poker requer o temperamento de um maratonista, e não de um velocista. Se eu jogar bem e consistentemente tomar as decisões corretas, eu serei recompensado, apesar de as vezes demorar um bom tempo antes de eu encontrar os resultados que estou esperando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário