Bestpoker

sábado, 7 de agosto de 2010

APRENDENDO COM OS DONKEYS

Isso mesmo...você pode aprender com um donk. Aprender o que não deve ser feito. Faça benchmarking. Aprenda com os erros e acertos dos outros. Tenha certeza de uma coisa: no dia que você achar que não tem mais nada a aprender... PARABÉNS... Você se tornou um DONK !!! Ninguém sabe tudo.
Vou contar um fato que rolou comigo na 1ª Etapa do Campeonato Mineiro este ano, aonde eu aprendi uma lição. Era a minha 1ª mesa no torneio. Havia 10 jogadores e eu conhecia 6 deles. Um deles era o CíceroBH. O Cícero é um Tubarão-Martelo. Daqueles brutos mesmo. Só entra no pot pra ganhar. Beta todas streets. Eu sabia que com ele eu teria que ter mais cuidado. Mas por conhecer bem o jogo dele, eu poderia construir um stack grande se eu o lesse bem em alguma mão.
Dos outros 4 jogadores que eu não conhecia, um já me perguntou se eu era o DependeteBH, etc... Falei que era e pensei: "Esse aí já me conhece do online. Se eu der um raise e ele entrar na mão, é bem provável que ele esteja grande. Porque ele sabe que a ficha vai comer solta." Por não conhecer o jogo do cara, resolvi ser bem cauteloso nas mãos em que eu fosse entrar com ele no pot.
Restaram 3 jogadores desconhecidos pra mim. 2 deles tinham até escamas e o outro era um velhinho. O velhinho era daqueles senhores gente boa demais. Estava sentado logo a minha direita. Não era nem tiozinho... era vovô mesmo. Devia ter uns 70 e catilipapo anos. O jogo foi rolando e em uma mão eu dei uma fatiada boa no stack do Cícero, dando check/call até o river. Eu acertei 2 pares e peguei o malandro num blefe tentando comprar o pot. Depois dessa mão, eu e o Cícero começamos a discutir a jogada: ahhh... blábláblá... 3bet.. check/call... slowplay... etc... Nessa hora, o velhinho, que já estava com um stack judiado por se mostrar ser um calling station, perguta: "slow o que?"
A gente então explicou: SlowPlay. É quando você tem uma mão muito forte e finge que ela é fraca. Só paga ou dá um raise pequeno fingindo medo. É uma armadilha. O jogo foi rolando e na hora que eu era big blind, a mesa roda em fold até chegar ao velhinho, que era meu small blind. Ele só completa. Eu olho minhas cartas e vejo um T7s. Pensei: "Qualé a do vovô de dar limp no meu big? Ele vai aprender a não fazer isso mais é agora." Dei um 3x nele e ele na hora me voltou all in. Eu tinha um stack grande e valia à pena pagar com any two. O vovô tinha dado limp e isso fazia pensar que ele poderia estar num par baixo que estaria flipando comigo. Se ele tivesse 88 ou 99, eu ainda teria a chance do T e do flush. Pares acima de TT ou AJ,AQ e AK, ele daria raise. Como não era tanta ficha, eu paguei.
E não é que o velhinho me abre um QQ e fala: " islou prei !!!"
Puts... Me senti o mais donks dos donks. Pensei: "PQP... eu estou desperdiçado. Poderia estar puxando uma carroça." Eu subestimei o velhinho. Eu vacilei. Nunca subestime ninguém. No poker ou fora dele, respeite sempre o desconhecido.
Aprendi outra coisa que eu posso ensinar para vocês: NUNCA ENSINE !!! É importantissimo que a gente tenha uma fonte de fichas na mesa. Pense bem no que você vai falar em uma mesa de poker. Quanto mais você ensinar, mais você terá que estudar. Porque ensinando o que você sabe, você estará igualando seus adversários a você. Você estará passando para eles uma noção muito boa do seu jeito de pensar e agir na mesa.
O donk TEM que existir. Não acabe com eles. Não ensine nada em mesa de poker. Sabe aquele seu amigo que joga o cash semanal com a galera e fica dando overbet toda hora e falando: "Isso não me faz falta. Dinheiro eu ganho é trabalhando. Eu tô aqui pra me divertir ???” Preserve ele. Esse cara é VIDA. É ele que vai bombar o seu stack. Ele é o seu seguro anti-quebra. Dê graças a Deus que ele ganhe dinheiro trabalhando e torça para ele ganhar mais ainda pra trazer pra você.
Não ensine esses caras DE JEITO NENHUM !!!
Quando ele te der um badbeat e te arrancar fichas, não o chame de donk ou fish. Elogie a jogada. Use frases do tipo "Pô... é dificil jogar com você. Você é muito agressivo. Boa mão." O deixe orgulhoso de estar jogando daquele jeito. Faça ele se sentir o cara. Quem tem dó é piano. Estude e quem quiser que corra atrás. Não passe o seu conhecimento pra frente de graça. Pense bem nisso: sua vida no poker seria bem mais difícil se não existissem donks. PRESERVE OS DONKS Abraço a todos.

Um comentário:

  1. valeu dependente..
    sempre ajudando a galera com boas dicas
    e bons posts..
    continue nesse nivel ae..

    abs

    ResponderExcluir