Bestpoker

quarta-feira, 21 de julho de 2010

JOGANDO COM OVER CARDS

Para muitos jogadores, não há nada mais lindo do que filar suas cartas e ver A-K, K-Q ou Q-J. Todas essas mãos são muito boas e, na maioria das vezes, muito "jogáveis", principalmente em posição. Entretanto, em outras vezes, sua mão inicial perfeita pode levá-lo a resultados desastrosos.
O fato é as chamadas over-cards* podem ser mãos com as quais será muito difícil de jogar se você não acertar nada no bordo. Então, como podemos evitar quebrar quando você não acerta nada no bordo, com over-cards nas mãos? Nas palavras de Kenny Rogers, "you gotta know when to hold em and you gotta know when to foldem ("você deve saber quando segurá-las e quando largá-las").
Digamos que você esteja em late-position, ou nos blinds, com over-cards e encararndo um all-in de um adversário, com o bordo mostrando 8-5-3 rainbow. O que você faz? A resposta é, sem sombra de dúvidas, bem clara: "depende". Antes de tudo, devemos pensar o que o oponente pode ter para fazer essa aposta. Um top-pair? Um over-pair? Trincou no flop? Sua leitura da mão do adversário deve ter grande influência em sua decisão pois, se ele tiver qualquer outra coisa que não a trinca, você pode ter odds para dar call.
E isso nos leva a próxima pergunta: quanto ele está apostando? Se o all-in de seu oponente valer metade do pote ou menos, penso que você deverá dar call com quaisquer over-cards, desde que acredite que ainda possa vencer a mão. Over-cards lhes dão potencialmente seis outs, o que significa que um adversário com top pair tem uma vantagem de apenas 3:1 sobre você. Isso caso você não tenha nenhuma possibilidade de flush ou straight draw. Suas over-cards podem até estarem na frente, se o adversário estiver empurrando tudo apenas com seus próprios draws, ou apenas blefando.
Em situações que você não esteja enfrentando uma aposta all-in, a decisão fica um pouco mais difícil, pois você deverá considerar não apenas o tamanho da aposta do adversário, como também a potencial próxima aposta dele. Se vocês dois estiverem com muitas fichas e você der call no flop, você poderá ter que encarar uma aposta muito alta a seguir. Nessa situação, acho melhor esconder suas cartas e procurar um momento mais propício para agir.
Outra coisa a se considerar nesse tipo de situação é a sua posição em relação ao oponente. Se você estiver em posição, você poderá considerar ficar na mão mesmo se tenha errado o flop - principalmente se puder fazer isso sem grandes custos. Dar call em uma aposta barata após o flop pode fazê-lo acertar uma de suas over-cards, dando a você aquela que seria provavelmente a melhor mão. Outra coisa: estar em posição permite a você a tentativa de roubar o pote no turn ou no river se seu adversário mostrar fraqueza.
Encarar esse tipo de situação fora de posição é mais arriscado, já que seu oponente terá o controle da situação, agindo depois de você todas as vezes. Assim eu prefiro jogar minhas over-cards fora e esperar outra hora para agir.
Enquanto a posição pode ser um fator chave para determinar se você irá adiante com suas over-cards em uma mão, a textura do bordo também é algo a se considerar. Em um flop como no exemplo anterior - 8-5-3 rainbow - eu tendo mais a querer ver o turn com minhas over-cards, do que se o flop for mais conectado, como 9-8-7 ou algo que traga possibilidades de seguida ou flush. Por que? Pois a menos que meu oponente tenha um par nas mãos, há uma grande possibilidade de ele não ter absolutamente nada após o flop, assim como eu. Em um flop mais conectado, há mais possibilidades dele acertar algo e, mesmo que eu também acerte uma de minhas over-cards, eu posso estar sem chances de ter a melhor mão, contra um flush ou um straight.
Se eu estiver em um pote com mais de um oponente, eu tendo a jogar de modo ainda mais conservador minhas over-cards, pois há mais possibilidades de mãos que podem me vencer. Contra apenas um adversário, posso tentar uma continuation-bet no flop, mas contra mais de um é quase certo que darei check, pois eu não quero dar a ninguém a chance de dar raise em minha aposta e me forçar a doar fichas que eu não quero desperdiçar.
Se alguém apostar e outro jogador der call, eu posso facilmente desistir da mão sem perder muito. Se, por outro lado, alguém apostar e a ação rodar em fold até mim, posso determinar se quero dar fold, call ou até mesmo raise na tentativa de roubar o pote para mim.
No final das contas, a chave para se jogar com over-cards de forma vencedora é não se apaixonar por sua mão inicial, não importando o quanto ela parece bela em um primeiro olhar. Jogue sua mão de maneira inteligente após o fop e você poderá evitar um péssimo resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário