Bestpoker

segunda-feira, 12 de julho de 2010

QUANDO USAR “check” EM CASH GAMES

Todos os jogadores de poker sabem que é preciso prestar muita atenção em seus oponentes, mas nem todos são capazes de usar toda a informação conseguida.
Considere essas duas mãos, de um jogo com limites $1/$2, contra um vilão cujos stats sugerem que ele seja bem tight. Na primeira mão eu tinha As-Jc e a mesa foldou até mim no small blind. Eu aumentei para $7, esperando que ele foldasse na maior parte das vezes. E mesmo que ele pagasse, eu poderia flopar uma boa mão ou ganhar com um c-bet.
Ele pagou e o flop veio 8s-7d-2c. Eu apostei $8, esperando que ele foldasse pequenos pocket pairs, assim como cartas figuradas e alguns ases. Entretanto ele pagou. Neste ponto eu imaginei que ele tivesse um par, com uma mão como 9-8 suited, um straight draw, com uma mão como Ts-9s ou 6s-5s, um overpair como 9-9 tentando controlar o pote ou uma trinca em slowplay.
O turn é o 2h. Apostar novamente é sim uma opção, uma vez que você pode ganhar valor, ou expulsar, um draw. Entretanto a maior parte do range do vilão consiste em mãos como pares ou mãos melhores. Sendo assim eu dou check e o vilão dá check behind.
O river é o 3c, outra carta em branco. O meu check no turn me impossibilita de mostrar força com credibilidade, então sou forçado a dar check e esperar que meu Ace high vença. O vilão deu check behind e mostrou Js-8h, ganhando o pote com top pair. Há duas lições nesta mão:
1 - Este oponente não é tão tight quanto eu pensei, pois J-8 off é uma mão certa de ser foldada por muitos jogadores tights nesta situação.
2 - O vilão não fez sequer uma pequena aposta. A mão dele é muito boa no river, por exemplo, mesmo assim ele checkou.
Observação e lucro
Algumas órbitas depois eu tive uma chance de usar minhas informações. Novamente eu estava no small blind, a mesa rodou em fold e eu apostei $7 com Ah-Qc. O Big blind deu call. O flop trouxe 6c-6s-2c. Novamente eu apostei $8 e ele pagou. Isto me permite colocá-lo em um pocket pair, um ocasional monstro, e um bom range de outras mãos que estão em draw ou apenas em float.
O turn é um offsuit T. Novamente eu dou check, porque será difícil foldar um par com esta carta e certamente ele não foldará um monstro. Além do mais, eu tenho um plano contra o range de float dele, que não requer uma aposta neste turn. Depois que eu dei check, ele apostou $20, o que é bom. Eu imaginei, dada a última mão, que ele irá dar check behind com um pocket pair ou até mesmo com um T.
Estas mãos compõem a maioria das mãos que está me vencendo: O resto de seu range são trincas ou mãos melhores e blefes. Seu range é polarizado, e porque há relativamente poucas mãos monstro, eu pago. O river é o 9d – outra carta branca. Eu dou check de novo e dessa vez ele aposta $50.
Agora eu tenho ainda mais confiança em minha mão: Mesmo que ele apostasse o T no turn, ele jamais apostaria de novo no river. Eu pago, e ele mostra A-7off. Uma analise cautelosa de uma mão me permitiu ganhar este bom pote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário