Bestpoker

quinta-feira, 1 de julho de 2010

MANTENDO O POTE PEQUENO

Poker é um jogo de decisões. Algumas delas são muito fáceis de se tomar, enquanto outras são bem difíceis e, caso escolha errado, podem trazer consequências desagradáveis. Pela minha experiência, quanto maior o tamanho do pote, mais complicada será a decisão que você terá que tomar.
Por outro lado, quanto menor for o pote, mais fácil será a decisão. E é justamente por isso, especialmente em torneios, que você deve tentar manter o pote pequeno se estiver com uma mão marginal. Você não vai querer se deparar com uma decisão que envolva todas as suas fichas, em uma situação na qual você tem algo como um top pair com um kicker médio. Você deve evitar esse cenário o máximo que conseguir. É melhor manter o pote pequeno dando apenas check e call, ao invés de construir um pote grande, mesmo que esteja com alguma vantagem na mão.
Deixe-me dar um exemplo, ilustrando com uma mão que joguei na última World Series Of Poker. Estávamos ainda nos estágios iniciais do torneio, e eu estava no cut-off (um assento antes do botão de dealer), segurando K-J. A mesa rodou em fold até mim, eu dei um raise e tomei call do jogador no botão. Os dois oponentes nos blinds largaram suas mãos.
O flop trouxe J-9-3, com duas cartas de ouros. Sim, eu tinha o top pair com um kicker alto, mas com pedidas para flush e sequência no bordo eu não estava a fim de acelerar o jogo com minha mão. Então dei check e o adversário apostou cerca de dois terços do pote.
Um check nessa situação também pode instigar meu oponente a blefar, especialmente se ele me colocou com algo como A-K ou A-Q. Com um blefe ou draws sendo as prováves mãos de meu adversário, eu dei call.
O turn foi um inofensivo 5 (não de ouros), que dificilmente teria ajudado o adversário. Novamente decidi controlar o tamanho do pote e mantê-lo pequeno dando check. Se eu tivesse decidido apostar e o outro jogador tivesse alguns draws monstros, haveria uma boa chance de ele voltar tudo para cima de mim, tentando me tirar do pote. Eu até gosto de minha mão aqui, mas não o suficiente para arriscar meu torneio.
Depois que dei check, o oponente apostou novamente e eu dei call mais uma vez. O river foi um 2 (não de ouros), não ajudando em nada para completar os eventuais draws para sequência ou flush. Confiante que tinha a melhor mão naquele momento, decidi dar check no river. Por que? Bem, havia uma pequena chance de o botão ter trincado ou acertado dois pares no bordo, assim é melhor dar check-call nessa situação do que encarar uma dura decisão, valendo muitas fichas, caso ele desse raise depois. Além disso, se ele não tivesse acertado nada, o check poderia induzí-lo a tentar um blefe no river.
No final, o jogador no botão deu check depois de mim e eu levei o pote com meu K-J. Eu não ganhei um pote grande com aquela mão, mas eu também não perdi um pote grande, o que poderia ter acontecido. As decisões que tomei em cada uma das streets foram muito mais simples pois mantive o pote pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário