Bestpoker

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MÃOS QUE VC QUER JOGAR.....MAS NÃO DEVERIA

Por Phil Gordon
Até mesmo os melhores dos jogadores de poker do mundo cometem erros, e quando esses erros não são corrigidos, ele podem se transformar em leaks* que podem facilmente afundar o seu jogo. Há dois tipos de leaks em particular que vejo acontecer a todo momento, no que se refere a mãos iniciais que as pessoas costumam jogar, mas seria melhor largar.
O primeiro desses leaks envolve jogar mãos que são facilmente dominadas. E como estar dominado no Texas Holdem é a morte, você deve sempre se esforçar para largar mãos potencialmente dominadas pré-flop, caso algum jogador tenha entrado voluntariamente no pote. Essa ideia reforça o conceito de "gap" de David Sklansky, que essencialmente diz que a gama de mãos com as quais você irá dar raise deve ser maior do que aquelas com as quais você irá dar call.
Por exemplo, se a mesa roda em fold até mim e eu tenho K-Q off-suit, no botão, eu irei dar raise. Há boas chances de ser a melhor mão e me dá a chance de roubar os blinds. Entretanto, se um jogador em middle position dá raise antes do flop, eu irei largar meu K-Q rapidamente, já que essa mão estaria facilmente dominada pelas mãos com as quais alguém costuma aumentar, como A-K, A-Q, K-K ou Q-Q, por exemplo. Essas são mãos que o K-Q teria muita dificuldade em superar, e se nos dois acertamos um par no flop, eu correria um grande risco de perder todos meu stack.
Para ilustrar melhor esse ponto, eis uma explicação matemática do porquê uma mão teoricamente forte, se dominada, é pior do que jogar mão marginais. Digamos que meu oponente aumente, no UTG, com A-K e todos dão fold até mim, que estou no botão com 7-2 off-suit, a pior mão do poker. Se eu der call aqui, sou azarão com 35% de chances.
Agora digamos que tenha A-Q no botão, encarando a mesma situação. Nesse caso minha mão teria apenas 25% de chances de vencer, probabilidade significativamente pior do que se tivesse 7-2.
Não é fácil largar A-Q após um único raise pré-flop, mas se o raise veio de early position você tem razões para acreditar que seu oponente tem uma mão premium. A-Q poderia facilmente estar dominada.
O outro leak envolvendo mãos iniciais que eu vejo costantemente acontecer é a supervalorização de cartas suited. Vejo jogadores com A-5 ou 8-7 suited jogarem essas mãos pois acreditam que vão acertar o flush no flop. Quando você tem cartas do mesmo naipe nas mãos você só acerta o flush no flop uma a cada 121 vezes. Isso significa 0,84% das vezes. Ou seja, não acontece muito. E mesmo quando isso acontece, a chance de você levar um pote grande é pequena. Na verdade, se você pegar uma mão como A-5 suited e comparar com A-5 off-suit, contra a gama de mãos que seus oponentes podem estar jogando, ela somente irá acrescentar 2 ou 3% nas chances de você levar o pote.
Portanto não seja enganado por suas mãos suited. A hierarquia de cartas é mais importante do que o fato delas serem naipadas ou não.
Quando estiver tomando suas decisões pré-flop, se conseguir resistir ao ímpeto de jogar mãos que são facilmente dominadas e resistir a tentação de jogar cartas medíocres, apenas porque são do mesmo naipe, tenho certeza que estará jogando um poker mais lucrativo no longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário