Bestpoker

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SOBREVIVENDO EM TORNEIOS EM 10 PASSOS

Um lamento comum de jogadores qua adotam certa tática para torneios é: "Quando não consigo cartas, eu pareço simplesmente esperar a morte até que as blinds me comam em qualquer torneio que eu jogue". Isso foi uma verdade para mim também, até que eu percebi que roubar potes é crucial para ter sucesso em um torneio. Eu parei de morrer para as blinds quando aprendi a roubar potes. Isso não apenas o impede de morrer para as blinds, como o ajuda a construir um stack saudável que o ajudará a roubar ainda mais potes conforme o torneio vai avançando. Aqui estão alguns fatores que eu aprendi a considerar quando decidir roubar ou não um pote.
Não necessariamente nessa ordem:
1. O tamanho do stack dos oponentes. Em outras palavras, a quem roubar baseado em quantas fichas ele tem. Um "short stack" pode chamá-lo na base do desespero. Um "big stack" pode chamá-lo porque não lhe custará muito para ver o board. Minha situação ideal de blefe é fazer um bet de cerca de 15% a 20% do stack do meu oponente (em jogos pot limit o pote é o limite é claro). Mais que isso e ele pode fazer um move em você, menos que isso se tornará um call barato.
2. Entender que as fichas mudam de valor. Mason Malmuth notou que em um torneio, quanto mais fichas você tem, menor é o valor daquelas fichas. Se eu tenho 1000 fichas e perco 1000, isso vai me machucar muito mais do que se eu tiver 50000 e perder 1000. Portanto se você é um big stack, não vai machucar muito jogar uma mão e perdê-la. Você pode usar isso como vantagem. Digamos que você tenha 25000 fichas, e está jogando contra dois oponentes com 9000 fichas cada. Se você der um bet de 2000 fichas, é um risco mínimo para você pois se perder, ainda terá 23000 fichas. Mas perder 2000 fichas será bem danoso para um dos short stacks. E se, como descrito acima, alguém que der call no seu bet, irá enfrentar uma situação delicada no turn. Você pode ameaçá-lo com todo o stack dele com menos de 10% do seu stack. Isso é "usar suas fichas".
3. O Gap Concept, e como usá-lo. O Gap Concept é explicado no livro Tournament Poker for Advanced Players de David Sklansky. O "gap" se refere à diferença entre quais mãos você dá raise e quais mãos que você dá call. De uma forma geral você precisará de uma mão mais forte para dar call do que raise. Em certos momentos de um torneio, o gap pode ser grande, resultando em situações aonde você pode ganhar muitas blinds apenas dando um primeiro raise pré-flop. Melhor momento: os estágios intermediários. Melhor ainda se você está em uma mesa short-handed. Isso nos leva ao nosso próximo tópico.
4. Estágio de um torneio. Você não irá roubar muitas mãos logo no início. A maioria das pessoas irá lhe dar call, porque as blinds estão baixas em relação aos seus stacks, e porque o field ainda é populado por jogadores fracos que não fazem a mínima idéia no que estão dando call. De fato, no início de um torneio, sua estratégia deve ser a oposta. Veja muitos flops de forma barata contra muitos oponentes. Em outras palavras, o uso do gap vai variar nos diferentes estágios de um torneio. No primeiro level de blinds, o gap quase não existe. Lá pelo terceiro ou quarto level o gap começa a ser importante. Quanso se está perto da faixa de premiação o uso do gap tem importância gigante já que muitos jogadores irão jogar tight tentando não ser o bubble.
5. Não faça apostas fraquinhas. Isso é uma coisa que péssimos blefadores fazem. Dão bets respeitáveis quando têm uma mão, e apostam quantias pequenas quando estão blefando. Isso os torna muito fácil de ler. Se você quiser ser um bom blefador, precisa ter coragem de apostar forte quando não possui nenhuma mão. Caso você aposte 100 em um pote de 1500, tenha certeza que eu vou dar call com qualquer coisa, ou ainda, dar um raise em você com nada. (Note que alguns jogadores fazem uma aposta pequena com um monstro nas mãos. Como em todas as coisas no poker, avalie a situação antes).
6. Lembre-se de apostar quando você tem uma mão. Alguns caras ficam apostando agressivamente com jogo nenhum, e roubam efetivamente. Mas quando está com uma boa mão, eles ficam calmos. Dão limp com grandes mãos, fazem pequenas apostas, dão check-raise no flop, e por aí vai. Esse "approach" tem alguns problemas. Primeiro, isso revela a verdadeira força da sua mão atual. Segundo, isso me faz mais desconfiado das apostas que ele fez em outras oportunidades. Terceiro, corre o risco de perder a mão pois grandes pares são mais eficientes se jogados contra poucos jogadores. Quarto, se você passa uma oportunidade de jogar essa mão de modo mais forte, você me dá oportunidade de eu perder a mão mas perder poucas fichas. Eu não faço slowplay a menos que eu tenha uma mão monstruosa que me permita dar free cards. Se eu flopo uma mão forte eu aposto com o mesmo tipo de bet que eu dou quando estou blefando.
7. Não fique com medo de retroceder em uma estratégia. Alguns dos seus blefes serão chamados. Dependendo da situação e oponente você pode desistir de continuar blefando e simplesmente deixar que ele leve a mão. Mas se você desconfia que ele está lhe pagando com um draw, você pode arriscar um segundo blefe. Mas qualquer bom jogador profissional lhe dirá que dar uma "segunda blefada" na hora certa é uma das coisas mais difíceis de se dominar no poker.
8. Entenda e use posição. Brunson diz que se ele tiver posição durante toda a noite, ele pode sair da mesa lucrando sem sequer olhar para suas cartas. Imagine isso por um segundo: "Posição favorável é mais importante que cartas." Você não precisa levar isso tão ao extremo, mas é importante entender o valor da posição. Jogue tight em early position e loose em late position, especialmente pré-flop. Tire vantagem de jogar por último. Mas às vezes você pode tirar vantagem de um conceito chamado "direito de blefar primeiro" que significa que aquele que apostar primeiro no pote tem mais chances de levá-lo. Nesse caso você terá vantagem se for um dos primeiros a "falar".
9. Preste atenção nos online tells. Eles existem e em certo ponto de um torneio se tornam bem óbvios.
10. E finalmente, tenha coragem de blefar não importa que mão você tenha. Situações de blefe lucrativas são ditadas por fatores externos: quem está na mão; o tamanho de seu stack; o tamanho do pote; e o que apareceu no board.

Nenhum comentário:

Postar um comentário