Bestpoker

domingo, 6 de dezembro de 2009

Começando do zero

Estou há quase um ano fazendo uma experiência no Full Tilt Poker. Estou tentando transformar um bankroll de US$0 em US$10.000. Sem dinheiro para começar, eu não tive escolha senão começar jogando freerolls. Logo no início, consegui ganhar muitas vezes um ou dois dólares, mas rapidamente perdia tudo e tinha que começar tudo de novo. Demorou um pouco mas, depois de algum tempo, eu já tinha condições de passar para jogos que requeriam um buy-in de fato.Até hoje, muitas pessoas não acreditam sou eu realmente quando estou sentado nas mesas de small stakes do Full Tilt.
Elas me perguntam o que estou fazendo lá, e frequentemente me contam histórias de como transformaram US$5 em US$500, ou US$100 em US$1.000. E normalmente essas histórias terminam com a pessoa me contando que acabou perdendo tudo. O que não me surpreende. Esses caras tentaram construir um bankroll rapidamente, indo para o gamble. Eles jogaram em limites que estavam bem acima de seus bankrolls e, se por acaso ganhassem, logo subiam para um limite ainda mais alto e arriscavam tudo novamente. Inevitavelmente eles perderiam algumas mãos grandes e quebrariam.
Para mim, esse experimento não é uma questão de dinheiro. É mais sobre mostrar como, com um gerenciamento apropriado de bankroll, você pode começar do zero e subir até o ponto em que você estará participando de jogos realmente grandes. Eu sei que é possível pois já fiz isso antes, transformando US$1 em US$20.000.Para garantir a integridade de meu bankroll, eu adotei algumas regras básicas:- Nunca me entrar em um cash game ou sit&go com mais de 5% de meu bankroll (há uma excessão para os limites mais baixos: eu posso em qualquer jogo com um buy-in de US$2,50 ou menos).-
Nunca entrar em um torneio multi-table com mais de 2% de meu bankroll (mas posso entrar em qualquer torneio de US$1 de buy-in).- Se a qualquer momento durante uma sessão de No-Limit ou Pot-Limit cash game o dinheiro na mesa representar mais de 10% de meu bankroll total, devo deixar a mesa quando os blinds chegarem em mim.Penso que muitos jogadores iriam se dar bem se aplicassem essas regras.
Um grande benefício desse tipo de controle de bankroll é a garantia que você estará sempre dentro de jogos que você pode bancar. Você nunca irá jogar por muito tempo em um jogo acima dos seus limites pois, quando você está em uma fase ruim, você não tem outra opção senão voltar aos limites menores. Você pode então continuar a aprimorar seu jogo nos limites mais baixos até que seu bankroll permita mais uma subida de nível e tentar mais uma vez. Essas regras garantem que você não seja dizimado por uma bad run.Baixar o limite é muito difícil para muitos jogadores.
Eles vêm isso como um fracasso e seus egos entram no caminho. Muitos querem permanecer no limite em que estavam jogando e tentar recuperar suas perdas ali mesmo. Mas isso pode levar a um tilt pesado - e isso pode destruir seu bankroll rapidamente. Eu sei disso pois descer o limite foi difícil para mim na minha experiência de US$1 a US$20.000. No meu primeiro jogo no limite US$25/US$50, eu perdi. Me mantendo a minhas regras, eu desci para os jogos de US$10/US$25. Perdi várias sessões seguidas lá também e tive que descer ao US$5/US$10. E isso foi duro. Depois de jogar no US$25/US$50, os jogos no US$5/US$10 eram entediantes para mim.Mas eu tive a disciplina de me manter de acordo com as regras, e isso acabou me motivando para jogar melhor nos limites baixos.
Eu realmente não queria mais perder, pois eu sabia das consequências: eu teria que jogar em níveis mais baixos e trabalhar ainda mais pesado para voltar para aonde eu estava, o que poderia levar até um mês para acontecer. Se você se pegar entediado e frustrado nos limites mais baixos, você certamente estará jogando mal. Tire uma folga do jogo então. Frequentemente, se afastar um pouco pode lhe dar uma nova perspectiva e devolver a motivação para jogar bem quando retornar.Há ainda mais algumas dicas sobre controle de bankroll que gostaria de compartilhar com vocês. Primeiro, você nunca deve participar de jogos que estão acima de seu limite apenas porque o jogo está fácil em um determinado dia. Não há nada de fácil em arriscar um dinheiro que ameaçe seu bankroll.
O outro ponto é que você nunca deve se arriscar em jogos cujos valores representem o máximo dentro de seus limites de bankroll, quando jogos mais baratos oferecem mais oportunidades de lucros.Eu estou confiante de que se me mativer fiel as minhas regras de gerenciamento de bankroll, eu chegarei ao meu objetivo de US$10.000. Estas regras certamente poderão te ajudar também, enquanto você vai em busca de suas ambições no poker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário